4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Formação de Professores em Metodologias Ativas: uma experiência da aplicação de oficinas de abordagem por projetos

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speaker

Dr Esmeralda Aparecida de Oliveira (Centro Paula Souza)

Description

Este resumo apresenta a experiência da Equipe de Metodologias Ativas de uma instituição de educação profissional tecnológica do estado de São Paulo, e tem como objetivo apresentar os fundamentos teóricos e práticos da metodologia de projetos (PBL – Project-Based Learning), com foco na formação por competências e na articulação entre teoria e prática no ensino superior.
A oficina com duração de três horas, num primeiro momento apresenta a fundamentação teórica com os principais autores como Dewey, Kilpatrick, Schön, Zabala, Dickinson e Oliveira, que defendem a aprendizagem ativa, contextualizada e voltada à resolução de problemas reais. O modelo de Schön, por exemplo, destaca as etapas de conhecer na ação, refletir na ação e refletir sobre a ação, promovendo o desenvolvimento de competências por meio da prática e da reflexão crítica.
Em seguida, os professores participantes da oficina propõem uma trilha metodológica que parte da definição do perfil profissional do egresso, das competências a serem desenvolvidas, da escolha de uma temática relevante e da identificação de um problema real a ser solucionado.
A oficina oferece a experiência em etapas práticas, com atividades em grupo, elaboração de projetos com objetivos explícitos, plano de trabalho, cronograma e apresentação em formato de pitch. A avaliação é realizada por meio de rubricas, que consideram critérios como inovação, coerência, conteúdo e formatação.
Como resultado, as oficinas levam os professores a uma reflexão sobre o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, como autonomia, trabalho em equipe, pensamento crítico e capacidade de propor soluções inovadoras, promovendo uma aprendizagem significativa e integrada, com a articulação entre a teoria e a prática.

Palavras-chave formação de professores; metodologias ativas; abordagem por projetos.

Authors

Dr Esmeralda Aparecida de Oliveira (Centro Paula Souza) Dr Janaína Rute da Silva Caetano Dourado (PUC - SP, Centro Paula Souza e USP - SP)

Presentation materials

There are no materials yet.