Speaker
Description
Este resumo apresenta a experiência da Equipe de Metodologias Ativas de uma instituição de educação profissional tecnológica do estado de São Paulo, e tem como objetivo apresentar os fundamentos teóricos e práticos da metodologia de projetos (PBL – Project-Based Learning), com foco na formação por competências e na articulação entre teoria e prática no ensino superior.
A oficina com duração de três horas, num primeiro momento apresenta a fundamentação teórica com os principais autores como Dewey, Kilpatrick, Schön, Zabala, Dickinson e Oliveira, que defendem a aprendizagem ativa, contextualizada e voltada à resolução de problemas reais. O modelo de Schön, por exemplo, destaca as etapas de conhecer na ação, refletir na ação e refletir sobre a ação, promovendo o desenvolvimento de competências por meio da prática e da reflexão crítica.
Em seguida, os professores participantes da oficina propõem uma trilha metodológica que parte da definição do perfil profissional do egresso, das competências a serem desenvolvidas, da escolha de uma temática relevante e da identificação de um problema real a ser solucionado.
A oficina oferece a experiência em etapas práticas, com atividades em grupo, elaboração de projetos com objetivos explícitos, plano de trabalho, cronograma e apresentação em formato de pitch. A avaliação é realizada por meio de rubricas, que consideram critérios como inovação, coerência, conteúdo e formatação.
Como resultado, as oficinas levam os professores a uma reflexão sobre o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, como autonomia, trabalho em equipe, pensamento crítico e capacidade de propor soluções inovadoras, promovendo uma aprendizagem significativa e integrada, com a articulação entre a teoria e a prática.
Palavras-chave | formação de professores; metodologias ativas; abordagem por projetos. |
---|