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Description
Este resumo propõe uma abordagem estruturada para o desenvolvimento curricular no ensino tecnológico superior, centrada na formação por competências, a partir do referencial de Zabala e Arnau. Retrata-se a experiência na instituição de educação profissional do estado de São Paulo. O protocolo parte da definição do perfil profissional previsto no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, que representa a identidade do egresso e as competências que ele deve desenvolver ao longo do curso. A partir das portarias dos cursos superiores de tecnologias, as competências são organizadas em competências profissionais e transversais incluindo as digitais.
O objetivo da proposta é alinhar o currículo às demandas do mundo do trabalho, promovendo uma formação integral e contextualizada. A estrutura curricular é composta por elementos interdependentes: em que a partir das competências, são identificados os conteúdos e a ementa define os requisitos de aprendizagem; os objetivos indicam a finalidade do processo formativo; a metodologia descreve os caminhos para alcançar os resultados esperados; e a avaliação verifica o desenvolvimento das competências, identificando as limitações de aprendizagem entre o desempenho desejado e o alcançado.
A experiência propõe ainda a organização do conteúdo programático em tópicos que dialogam diretamente com as competências a serem desenvolvidas, promovendo a articulação entre teoria e prática. A recuperação da aprendizagem é prevista como parte do processo, garantindo que todos os estudantes tenham oportunidades de atingir os objetivos propostos.
Como resultado, o modelo favorece a construção de currículos mais coerentes, integrados e voltados à realidade profissional, promovendo o protagonismo do estudante e a atuação docente como mediadora do processo. A proposta reforça a importância de um planejamento pedagógico que considere não apenas o que ensinar, mas como e para quê, garantindo a efetividade da formação por competências.
| Palavras-chave | organização curricular; currículo por competências; inovação curricular; ensino superior tecnológico |
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