4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Organização curricular por competências no ensino superior tecnológico

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Projetos Pedagógicos com incorporação de competências digitais

Speaker

Dr Esmeralda Aparecida de Oliveira (Centro Paula Souza)

Description

Este resumo propõe uma abordagem estruturada para o desenvolvimento curricular no ensino tecnológico superior, centrada na formação por competências, a partir do referencial de Zabala e Arnau. Retrata-se a experiência na instituição de educação profissional do estado de São Paulo. O protocolo parte da definição do perfil profissional previsto no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, que representa a identidade do egresso e as competências que ele deve desenvolver ao longo do curso. A partir das portarias dos cursos superiores de tecnologias, as competências são organizadas em competências profissionais e transversais incluindo as digitais.
O objetivo da proposta é alinhar o currículo às demandas do mundo do trabalho, promovendo uma formação integral e contextualizada. A estrutura curricular é composta por elementos interdependentes: em que a partir das competências, são identificados os conteúdos e a ementa define os requisitos de aprendizagem; os objetivos indicam a finalidade do processo formativo; a metodologia descreve os caminhos para alcançar os resultados esperados; e a avaliação verifica o desenvolvimento das competências, identificando as limitações de aprendizagem entre o desempenho desejado e o alcançado.
A experiência propõe ainda a organização do conteúdo programático em tópicos que dialogam diretamente com as competências a serem desenvolvidas, promovendo a articulação entre teoria e prática. A recuperação da aprendizagem é prevista como parte do processo, garantindo que todos os estudantes tenham oportunidades de atingir os objetivos propostos.
Como resultado, o modelo favorece a construção de currículos mais coerentes, integrados e voltados à realidade profissional, promovendo o protagonismo do estudante e a atuação docente como mediadora do processo. A proposta reforça a importância de um planejamento pedagógico que considere não apenas o que ensinar, mas como e para quê, garantindo a efetividade da formação por competências.

Palavras-chave organização curricular; currículo por competências; inovação curricular; ensino superior tecnológico

Authors

Dr Esmeralda Aparecida de Oliveira (Centro Paula Souza) Dr Janaína Rute da Silva Caetano Dourado (PUC - SP, Centro Paula Souza e USP - SP)

Presentation materials

There are no materials yet.