Speaker
Description
O presente resumo apresenta a concepção, estrutura e fundamentos do Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Sustentabilidade Ambiental, Social e Governança Corporativa (ESG), ofertado em uma unidade de ensino que faz parte de uma autarquia estadual. O curso, de caráter experimental e inovador, está alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em sua profunda realidade e propósito, à Resolução CNE/CP nº 1/2021 e às demandas contemporâneas do setor produtivo e da sociedade, inclusive o propósito de atendimento amplo de uma educação de qualidade e prontidão do arranjo produtivo local.
A proposta curricular é orientada por competências profissionais, socioemocionais, e digitais, com forte ênfase em metodologias ativas de aprendizagem, especialmente a aprendizagem baseada em projetos e na resolução de problemas. O modelo pedagógico adota uma abordagem interdisciplinar e integrada, articulando teoria e prática em contextos reais, com participação ativa de empresas parceiras e mentores do setor produtivo.
Inspirado no modelo 70:20:10 de aprendizagem organizacional, o curso distribui sua carga horária entre experiências práticas (70%), interações e feedbacks (20%) e conteúdos formais (10%), promovendo uma formação significativa, contextualizada e voltada à inovação. A curricularização da extensão, a integração com as tecnologias da informação e comunicação (TICs) e a valorização da diversidade e da sustentabilidade são pilares estruturantes da proposta.
A proposta visa formar profissionais capazes de atuar estrategicamente na implementação de práticas ESG em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, promovendo impacto social, ambiental e econômico positivo. A experiência da unidade de ensino representa um avanço na construção de itinerários formativos coerentes com os desafios da 4ª Revolução Industrial e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo para a consolidação de uma educação superior tecnológica transformadora e socialmente comprometida.
| Palavras-chave | Educação Profissional e Tecnológica; ESG; Metodologias Ativas; Sustentabilidade; Aprendizagem por Projetos; Competências do Século XXI. |
|---|