4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

ELABORAÇÃO DE EPISÓDIO PILOTO DE PODCAST COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA COMUNIDADE VULNERÁVEL: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Curricularização da Extensão e desenvolvimento de competências digitais

Speaker

Camila Fonseca Leal de Araujo (Universidade de Pernambuco e Faculdade Pernambucana de Saúde)

Description

Contextualização:
A educação em saúde por meio de estratégias acessíveis é essencial em territórios vulnerabilizados. A Ilha de Deus, comunidade pesqueira situada no Recife (PE), recebe projetos de extensão curricular da Faculdade Pernambucana de Saúde. As ações são guiadas pelos princípios da educação popular e da saúde coletiva, buscando sensibilizar estudantes e acolher as demandas da comunidade. Entre as ferramentas utilizadas, destaca-se o podcast, recurso de linguagem acessível, custo reduzido e potencial de difusão via rádio comunitária local.

Objetivos da ação:
Produzir o episódio piloto de um podcast educativo em saúde, adaptado à realidade sociocultural da Ilha de Deus.

Descrição da experiência:
Inicialmente, estudantes do quarto período realizaram visitas técnicas à comunidade para reconhecer o território e identificar demandas em saúde. Paralelamente, participaram de oficinas sobre produção de podcasts. A partir desse processo, criaram personagens baseados no cotidiano local (como a menina curiosa, a avó matriarca, o caranguejo sábio e o cachorro caramelo) e roteiros com temas relevantes. O episódio piloto, intitulado “Ih... vai ter que vacinar?”, abordou a vacinação infantil de forma lúdica. A gravação foi feita com as vozes dos alunos e editada com apoio técnico da instituição.

Resultados percebidos:
A produção do episódio promoveu reflexões sobre linguagem acessível, abordagem crítica de temas em saúde e comunicação com o território. Os estudantes vivenciaram todo o processo de elaboração de material educativo, ampliando suas competências comunicacionais. O episódio será veiculado na rádio comunitária e plataformas digitais, e a comunidade poderá contribuir com sugestões para os próximos roteiros.

Considerações finais:
O podcast se mostrou uma tecnologia educativa potente para a promoção da saúde em comunidades vulneráveis. A experiência fortaleceu o vínculo entre formação acadêmica, território e responsabilidade social.

Palavras-chave Educação em saúde; podcast; vulnerabilidade social; acesso à informação; comunicação em saúde.

Authors

Mr Mariana Maciel Nepomuceno (Faculdade Pernambucana de Saúde e Universidade Católica de Pernambuco) Camila Fonseca Leal de Araujo (Universidade de Pernambuco e Faculdade Pernambucana de Saúde)

Presentation materials

There are no materials yet.