Speaker
Description
O presente trabalho relata a experiência do autor como professor da disciplina “Linguagem e Práticas Pedagógicas no Ensino de Geografia”, presente na matriz curricular do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Conforme a nomenclatura indica, a disciplina em questão busca analisar como diferentes linguagens – entre elas as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) – podem ser aplicadas no ensino de Geografia na educação básica, para além de uma visão meramente instrumental. Ou seja, parte do pressuposto de que incorporar uma determinada tecnologia à dinâmica em sala de aula não é suficiente para um processo de ensino-aprendizagem eficaz e para a inovação didática. Somente após a devida ação docente, por meio de um bem elaborado projeto de intervenção pedagógica, as TDIC se constituirão em materiais importantes para o ensino de Geografia. Constatou-se que, a partir do contato com o conteúdo da disciplina, os graduandos puderam melhor compreender as diferentes possibilidades de se ensinar e apresentar Geografia a partir do uso das tecnologias digitais. Como culminância da disciplina foi realizado um seminário em que os graduandos apresentaram uma proposta de aula de Geografia para a educação básica com uso de algum tipo de linguagem (jornal impresso, aplicativo, texto de internet, filme, documentário etc.). Desse modo, considera-se que tais atividades formativas poderão inspirar futuras práticas inovadoras na Geografia Escolar.
Palavras-chave | linguagem, práticas pedagógicas, tecnologias digitais, Geografia Escolar |
---|