4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

PENSANDO SOBRE O USO DAS TDIC NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Francisco Fernandes Ladeira (Unicamp)

Description

O presente trabalho relata a experiência do autor como professor da disciplina “Linguagem e Práticas Pedagógicas no Ensino de Geografia”, presente na matriz curricular do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Conforme a nomenclatura indica, a disciplina em questão busca analisar como diferentes linguagens – entre elas as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) – podem ser aplicadas no ensino de Geografia na educação básica, para além de uma visão meramente instrumental. Ou seja, parte do pressuposto de que incorporar uma determinada tecnologia à dinâmica em sala de aula não é suficiente para um processo de ensino-aprendizagem eficaz e para a inovação didática. Somente após a devida ação docente, por meio de um bem elaborado projeto de intervenção pedagógica, as TDIC se constituirão em materiais importantes para o ensino de Geografia. Constatou-se que, a partir do contato com o conteúdo da disciplina, os graduandos puderam melhor compreender as diferentes possibilidades de se ensinar e apresentar Geografia a partir do uso das tecnologias digitais. Como culminância da disciplina foi realizado um seminário em que os graduandos apresentaram uma proposta de aula de Geografia para a educação básica com uso de algum tipo de linguagem (jornal impresso, aplicativo, texto de internet, filme, documentário etc.). Desse modo, considera-se que tais atividades formativas poderão inspirar futuras práticas inovadoras na Geografia Escolar.

Palavras-chave linguagem, práticas pedagógicas, tecnologias digitais, Geografia Escolar

Author

Presentation materials

There are no materials yet.