4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E GAMIFICAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speaker

Uilson Santos da Silva Júnior (IFSULDEMINAS)

Description

A alfabetização midiática e informacional se faz necessária no cenário contemporâneo de formação de professores, vislumbrando a constituição de profissionais qualificados e ativos em processos de aprendizagens contínuas, no ensino superior. O diálogo entre a área de conhecimento Educação Física e as áreas da Ciência da Computação é fundamental para a compreensão dos efeitos das TICs e da Inteligência Artificial nos processos educativos. O presente trabalho tem como objetivos identificar e analisar na literatura científica: 1. A familiaridade que os professores têm com as inovações tecnológicas; 2. Identificar a adesão ao uso das TICs por parte dos professores; 3. Identificar alguns métodos de gamificação utilizados no processo de planejamento e de desenvolvimento das aulas de Educação Física. Estabelecemos um diálogo entre a Educação Física e entre as TICs ao nos reportarmos às potencialidades que a gamificação pode desencadear quando aplicada aos processos de ensino e de aprendizagem. A conclusão aponta que: 1. Os professores estão aos poucos buscando uma aproximação com as tecnologias de primeira geração (luso de banco de dados, uso de redes sociais, domínio de aplicativos e automação industrial); 2. Os professores da área de Educação têm representações das TICs similares aos da área de Humanidades, indicando que ambos estão menos à vontade com TICS; 3. A adesão ao uso das TICs é mais efetiva entre os professores que consideram as tecnologias ferramentas úteis para o mecanismo de atualização docente e como um fator de melhoria do trabalho docente, e menos efetiva naqueles que consideram as TICs uma ameaça; 4. Os elementos dos games são instrumentos importantes para o estabelecimento de um diálogo entre a Educação Física e as TICs; 5. Não devemos aplicar a gamificação e os recursos das TICs para disfarçarmos planos pedagógicos inadequados ou tentarmos ludibriar a existência de outros tipos de problemas de aprendizagem.

Palavras-chave Tecnologias de Informação e Comunicação; Formação Docente; Gamificação; Educação Física.

Author

Co-author

Dr Arnaldo Sifuentes Leitão (IFSULDEMINAS)

Presentation materials

There are no materials yet.