4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Do Prompt à Sala de Aula: Avaliação de Planos de Aula Gerados por Inteligência Artificial

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Esoly Madeleine Bento dos Santos (Universidade Federal Fluminense)

Description

O uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como alternativa de apoio ao trabalho docente, especialmente no planejamento de aulas, atividade que demanda tempo e criatividade. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de planos de aula elaborados por três ferramentas de IA em acesso gratuito: ChatGPT, DeepSeek e Gemini. Foram utilizados dois tipos de prompt: um simples e outro detalhado, permitindo verificar o impacto do nível de refinamento na elaboração dos planos.Todas as IAs foram capazes de gerar planos de aula; contudo, aqueles produzidos com prompts detalhados apresentaram maior clareza e coerência, incluindo objetivos, competências, habilidades e metodologias ativas. Em relação ao conteúdo, as três ferramentas apresentaram profundidade adequada ao nível da disciplina. O ChatGPT e o DeepSeek estruturaram os planos em formatos próximos aos utilizados em documentos institucionais, enquanto o Gemini adotou uma abordagem mais dialogada, com menor detalhamento e ausência de tabelas. Apenas o ChatGPT apresentou referências. Quanto à criatividade, o DeepSeek se destacou ao propor metodologias como rotação por estações e estudo de caso; o ChatGPT sugeriu debate e estudo de caso; e o Gemini incluiu debate, estudo de caso e PBL.Observou-se, entretanto, que todas as ferramentas sugeriram cronogramas pouco realistas, com excesso de atividades ou tempo insuficiente, reforçando a importância do olhar crítico do professor para adequar as propostas à prática pedagógica. Sugere-se, como perspectiva futura, aprofundar a análise em apenas uma ferramenta, com foco comparativo na criatividade gerada por diferentes estratégias de refinamento de prompts.

Palavras-chave Inteligência Artificial; Planos de Aula; Metodologias Ativas; Ensino Superior.

Authors

Esoly Madeleine Bento dos Santos (Universidade Federal Fluminense) Dr Denise Hirayama (Universidade Federal Fluminense - UFF) Tiago Brandão Costa (Universidade Federal Fluminense - UFF)

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