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Este trabalho pretende apresentar os resultados de uma sondagem sobre o uso de IA generativa em produções escritas, aplicada com alunos egressos do ensino médio da rede pública de ensino de Campinas-SP, que ingressaram em 2025.1 na Unicamp, mais especificamente no Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). Serão apresentados os resultados de uma sondagem aplicada no início do semestre (2025.1) com alunos da disciplina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos I, mais especificamente com os 20 alunos da Turma B. Na seção do formulário de sondagem sobre IA, cada aluno respondeu a 21 questões, sendo 11 objetivas e 10 discursivas. Para a análise, utilizamos uma abordagem quanti-qualitativa. Alguns dos resultados obtidos foram os seguintes: 90% dos alunos (18/20) já utilizaram IA generativa nas produções escritas durante o ensino médio, e 85% deles (17/20) afirmaram que a frequência de uso é de cerca de 50% das vezes. Além disso, 70% dos alunos (14/20) acreditam que a IA pode ser uma ferramenta útil para aprender a escrever melhor na universidade. Assim, uma vez que a IA já estava sendo utilizada durante o período escolar, com um índice elevado, provavelmente esses alunos continuarão fazendo uso dela no contexto acadêmico. Quanto à pergunta sobre “como a IA o/a/e ajudou?”, as maiores porcentagens têm relação com as seguintes respostas: “revisar meus textos”, com 75% (15/20), e “gerar ideias para começar um texto”, com 70% (14/20). A partir desses e de outros resultados, defende-se que sejam realizadas intervenções pedagógicas em disciplinas acadêmicas, de forma que a utilização da IA seja acompanhada, por exemplo, de princípios éticos. Assim, essas intervenções precisam ser realizadas de forma crítica.
Palavras-chave | Inteligência Artificial generativa; produções escritas; egressos do ensino médio; ingressantes universitários; ProFIS. |
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