4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE COLONIALISMO DIGITAL

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speaker

Rubens Baldini Neto (Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo)

Description

As transformações recentes nas universidades, intensificadas pela digitalização e pela inserção de plataformas corporativas internacionais, têm reposicionado a educação superior no centro de disputas entre lógicas mercantis e perspectivas humanistas. Este trabalho, de caráter bibliográfico e analítico, busca compreender os impactos do que pode ser denominado colonialismo digital na docência universitária. O objetivo é investigar como a dependência de ferramentas oferecidas por grandes corporações influencia a autonomia pedagógica, o papel social da universidade e a formação de professores. A metodologia consistiu em revisão crítica de autores que discutem tecnologias digitais, neoliberalismo e educação. Entre os resultados parciais, identifica-se a emergência de duas visões em disputa: uma abordagem tecnicista, que privilegia competências e habilidades direcionadas ao mercado (Barnett, 2001, p. 89; Masetto, 2003, p. 15), e uma abordagem humanista, que defende a universidade como espaço de produção crítica de conhecimento, formação cidadã e compromisso ético (Dias Sobrinho, 2005, p. 168; Chauí, 2003, p. 7). As análises indicam que a naturalização das tecnologias como soluções neutras reforça a mercantilização da educação e a coleta massiva de dados (Silveira, 2017, p. 59; Miranda & Wenczenovicz, 2023, p. 12), enfraquecendo a dimensão pública da universidade. Conclui-se que a docência universitária precisa reafirmar seu caráter crítico e emancipador, promovendo práticas pedagógicas que reconheçam a diversidade de saberes (Santos, 2007, p. 35) e resistam à lógica de subordinação aos interesses corporativos. Nesse sentido, a formação docente contínua para o uso crítico e criativo das tecnologias digitais e da inteligência artificial é condição essencial para garantir a centralidade do conhecimento como bem público e socialmente relevante (Freire, 2001, p. 147; Selwyn, 2017, p. 100).

Palavras-chave Docência universitária; colonialismo digital; inteligência artificial; tecnologias digitais; universidade pública.

Author

Rubens Baldini Neto (Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo)

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